Notícia
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Set
02
2015
Inicio do Ano Letivo 2015/2016
Tema do projeto educativo para o ano letivo 2015/2016:
Multiculturalismo
A palavra Multiculturalismo tem, geralmente, uma conotação positiva, pois refere-se à existência enriquecedora de diversos pontos de vista, interpretações, visões e atitudes provenientes de diferentes tipos culturais. Este termo serve de etiqueta para uma posição intelectual aberta e flexível, baseada no respeito pela diversidade e na rejeição de todo o preconceito.
O multiculturalismo abrange uma visão da vida e da fertilidade do espírito humano, na qual cada indivíduo domina o marco estreito da sua própria formação cultural e é capaz de ver, sentir e interpretar por meio de outras apreciações culturais. O modelo humano resultante é tolerante, compreensivo, amplo, sensível e fundamentalmente rico: a capacidade interpretativa de observação e até emotiva multiplica-se. Por vezes existe um certo bloqueio cultural, falta de vontade ou capacidade para transcender os limites dos sistemas já implementados, ignorando o que acontece além dos seus “muros”. Estes factos potenciam a criação de um modelo humano incompleto, limitado, estreito e pobre.
No “Canto das Rolitas” as crianças terão oportunidade ao longo deste ano letivo de viver novas experiências multiculturais, e são estas experiências que demonstram que reconhecer a diferença é reconhecer que existem crianças (indivíduos) e grupos que são diferentes entre si, mas que possuem direitos. A convivência numa sociedade democrática depende da aceitação da ideia de se compor uma totalidade social heterogénea na qual:
- Não poderá ocorrer a exclusão de nenhum elemento da totalidade;
- Os conflitos de interesse e de valores deverão ser negociados pacificamente;
- A diferença deverá ser respeitada.
Ao falarmos de multiculturalismo é importante abordar a questão da identidade: Esta é uma construção que se faz com atributos culturais, e caracteriza-se pelo conjunto de elementos adquiridos pela criança através da sua herança cultural. A identidade confere diferenças aos grupos humanos, e evidencia-se em termos da consciência da diferença e do contraste do outro.